sábado, 3 de maio de 2014

Uma novidade (para mim) sobre mergulho na Berlenga.


Não sou mergulhador (já fui), mas tenho pena. Tenho pena porque sei das maravilhas que estão ao nosso dispor sob a água. Nunca tinha ouvido falar deste fenômeno na Ilha da Berlenga até receber esta informação dum amigo do Norte, mais propriamente do Porto a quem agradeço, não só as imagens mas esta informação (grátis) da nossa maravilhosa Ilha. Nunca, em folheto algum, vi publicidade a este fenômeno na Berlenga. Pode ser que alguém aproveite esta informação. Ela aqui vai; 26 hipóteses para as vossas escapadelas em férias …………mas caso estejam como eu………pelo menos podemos ir a Sintra e depois só faltam 25

 


O fenómeno da bioluminescência do local 18:

Quando fui, pela primeira vez, às Berlengas, pernoitei lá. E também fiz o meu primeiro mergulho nocturno, nos destroços do navio a vapor Primavera. A noite era de lua-nova e o céu estava limpo e estrelado. A superfície coberta de uma fluorescência verde, muito suave, que se acentuava com a agitação da água. Mas o que mais me surpreendeu, foi, durante o mergulho, verificar que, quando se agitava a água, com a mão ou com as barbatanas, se provocavam pequenas rastos de luz.

Inesquecível!
 
 

1 comentário:

  1. Nautilucas, Carlos... São dinoflagelados bioluminescentes que abundam nos oceanos e que, no Verão em particular, emprestam mais encanto ao mar... e à Berlenga. Mais informação, por exemplo, http://algosobre.com.br/biologia/bioluminescencia.html

    ResponderEliminar