sexta-feira, 12 de junho de 2015

RECORDAÇÕES - JARDINS DE PENICHE.

Longe vão os tempos em que os nossos jardins eram pretexto para as famílias “domingarem”, paras os putos da minha rua brincarem, e para quem nos visitava, ali se deliciar com a beleza e o perfume daquelas plantas, tratadas com um inusitado carinho. Entre os que para isso contribuíram e que me marcaram pelo seu Amor a estes jardins, realço o Senhor Custódio José Teixeira e o Senhor José Maria Vicente. Estes jardins foram tema para alguns escritos em jornais regionais e nacionais fazendo jus à sua beleza e como não podia deixar de ser, pelo nosso poeta Dr. Mariano Calado. Dizia ele: e a todo o comprimento, ladeando os belos e bem cuidados canteiros floridos e viçosos, erguem-se, majestosas, áleas soberbas de altíssimas palmeiras, de braços enormes e profundamente verdes, a criar o recanto de um exótico ambiente tropical. 








1 comentário:

  1. sou de Peniche, tenho 42 anos, (in)felizmente tive que sair de Peniche, já faz 15 anos, à procura de outras oportunidades de vida que a minha terra não estava a querer-me dar, e olhando para estas fotos, alguém deveria ser bem penalizado pela destruição dos nossos jardins, eu adorava-os. Hoje quando vou a Peniche é terrível ver o que foi feito e com a perda das palmeiras, então não há palavras, tanta incompetência de quem tem (des)governado a cidade durante estes anos. Paulo Santos - Albufeira

    ResponderEliminar