segunda-feira, 23 de setembro de 2013

As gaivotas e a falta de memória.

Quem manda neste País tem a memória curta, por problemas de saúde ou por problemas eleitoralistas o que é significativamente mais grave. É só ler e ver excertos de declarações políticas a nível nacional e a nível concelhio. Dava para rir se não fosse triste. O que é natural, é haver gaivotas, haver pássaros, haver cães e haver toda a diversidade animal e vegetal. O que não é normal, é haver gente que, apenas e tão só por questões eleitoralistas, defendem umas coisas e após terem o poder de poder resolver, esquecem-se. Veja-se a nível local o que se está a passar com as gaivotas. O que vejo, é toda a gente a assobiar para o lado e quando chegar ao ponto não retorno, lá se vão gastar mais uns milhões. Eu sei do que estou a falar, pois fui uma das peças da operação Laurus.
Retirado do blog http://balzaca-coisasnaturais.blogspot.pt/ Em tempos, realizou-se na Berlenga a maior acção de Conservação da Natureza que alguma vez foi realizada em Portugal, quer pela dimensão de recursos utilizados, humanos e materiais, quer pelo enorme impacto que teve junto da opinião pública e política deste país. Levou 4 anos a preparar, meticulosamente, com um rigor quase militar, e promoveu junto da opinião pública e da população de Peniche mais de 120 acções de esclarecimento e debate.
Refiro-me à "Operação Larus", destinada a controlar os efectivos adultos da população nidificante de Gaivotas na Ilha da Berlenga. E sabem porque é que se realizou esta operação? Porque o excessivo número de efectivos na Ilha estava a colocar em causa a biodiversidade única daquele local. Foram retirados 20000 adultos à população, tendo o seu número baixado para 23000.




E agora quantas serão? Segundo gentes do mar, há muitos anos que não se viam tantas gaivotas como agora. Sem ser especialista na matéria, diria que, comparado com o que vi na época da operação Laurus, teremos de certeza mais de 40.000.

Sem comentários:

Enviar um comentário