sábado, 31 de agosto de 2019

TRISTE SINA A DE PENICHE.


ENTRADA DE IATE EM PENICHE.

Entrou esta tarde um Iate de grandes dimensões em Peniche. Este barco com pavilhão de Malta tem 43 m de comprimento e 7,5 m de boca e foi construído em 1972 e remodelado em 2017. É um Iate de luxo com 5 cabines, 2 motores Caterpillar de 1.050 cv, duas hélices, e velocidade cruzeiro 12 nós com uma autonomia de 5.000 milhas. Quantas vezes é que já foram desviados barcos maiores de turismo de luxo devido à falta de condições do Porto de Peniche. Este Porto cujos Molhes de protecção, Molhe Leste e Molhe Oeste foram iniciados em 1946/1954 e passados apenas 18 anos ao perceberem que tinham pensado “poucochinho” voltaram a ampliar o Molhe Oeste em 1972/1974. E, para não fugirem à regra, voltaram a pensar “poucochinho” e não quiseram ou não souberam aproveitar estas obras para, de uma vez por todas, fazer a ampliação daquela coisa para uma Marina a sério e então sim, Peniche ficaria a ganhar com todos aqueles que procuram outros Portos por incapacidade do de Peniche. Agora vêm com esta história do prolongamento do Quebra-mar interior como se de uma grande novidade se tratasse. Esse estudo, tal como a foto de Luis Correia Peixoto, já vem desde 1992 e agora 27 anos depois vão iniciar a obra. Triste sina a de Peniche e dos Penicheiros. Recordando-me da conversa havida entre mim e dois Senhores Engenheiros da Profrabil cabe-me perguntar; será que é desta vez, acreditando que o projecto foi aprovado pela CEE, que foi feito o há muito desejado Estudo de Impacte Ambiental devido aos 150 mt de prolongamento do Quebra-mar interior? As fotos de hoje mostram bem o assoreamento não obstante as inúmeras toneladas de areia dali retiradas para reforço de outras praias. Hoje está muito mais assoreado do que à data dessa extracção. Enfim, coisas da natureza a colidir com “as coisas” do ser humano, com desvantagem para eles. A natureza tem sempre razão.






























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