ENTRADA DE IATE EM PENICHE.
Entrou esta tarde um Iate de grandes dimensões em Peniche.
Este barco com pavilhão de Malta tem 43 m de comprimento e 7,5 m de boca e foi construído
em 1972 e remodelado em 2017. É um Iate de luxo com 5 cabines, 2 motores
Caterpillar de 1.050 cv, duas hélices, e velocidade cruzeiro 12 nós com uma
autonomia de 5.000 milhas. Quantas vezes é que já foram desviados barcos
maiores de turismo de luxo devido à falta de condições do Porto de Peniche.
Este Porto cujos Molhes de protecção, Molhe Leste e Molhe Oeste foram iniciados
em 1946/1954 e passados apenas 18 anos ao perceberem que tinham pensado “poucochinho”
voltaram a ampliar o Molhe Oeste em 1972/1974. E, para não fugirem à regra,
voltaram a pensar “poucochinho” e não quiseram ou não souberam aproveitar estas
obras para, de uma vez por todas, fazer a ampliação daquela coisa para uma
Marina a sério e então sim, Peniche ficaria a ganhar com todos aqueles que
procuram outros Portos por incapacidade do de Peniche. Agora vêm com esta
história do prolongamento do Quebra-mar interior como se de uma grande novidade
se tratasse. Esse estudo, tal como a foto de Luis Correia Peixoto, já vem desde
1992 e agora 27 anos depois vão iniciar a obra. Triste sina a de Peniche e dos
Penicheiros. Recordando-me da conversa havida entre mim e dois Senhores
Engenheiros da Profrabil cabe-me perguntar; será que é desta vez, acreditando
que o projecto foi aprovado pela CEE, que foi feito o há muito desejado Estudo
de Impacte Ambiental devido aos 150 mt de prolongamento do Quebra-mar interior?
As fotos de hoje mostram bem o assoreamento não obstante as inúmeras toneladas
de areia dali retiradas para reforço de outras praias. Hoje está muito mais
assoreado do que à data dessa extracção. Enfim, coisas da natureza a colidir
com “as coisas” do ser humano, com desvantagem para eles. A natureza tem sempre
razão.
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