sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CAMBOA OU GAMBOA?

Gostaria de esclarecer um ponto sobre a minha «insistência» em escrever Praia da Camboa e não Gamboa. Há muita gente a escrever e dizer “chenéis”, mas não é por isso que eu deixo de dizer chinelos. Ora de acordo com uma carta de Peniche, feita por um famoso Cartógrafo Português no século XVII, Pedro Teixeira Albernaz ao serviço do Rei Filipe II de Espanha (Filipe I de Portugal), oferecida pelo grande amigo Pedro Maldonado Freitas, o nome primitivo da vulgarmente denominada Baía de Peniche de Cima era, de acordo com essa carta, Baia de Camboa. Como os meus conhecimentos científicos nesta matéria são básicos, tenho que me apoiar em documentos e em escritos de pessoas, essas sim verdadeiramente habilitadas, que tratam, escrevem e editam estes assuntos. Neste caso específico apoiei-me, além da carta referida, nos escritos do Dr. Mariano Calado no seu livro Peniche na História e na Lenda, páginas 100,109,……….313,388. Se houver alguém com mais conhecimentos que possa identificar em que ano e quem tomou a decisão de alterar este nome, ajudaria e muito a alterar ou não a história deste local. Isto para quem Ama Peniche,claro.
 

 

1 comentário:

  1. Camboa e Gamboa querem dizer a mesma coisa: lagoa formada pela maré cheia. Em que data se começou a escrever Gamboa, não sei. No entanto, algo me diz que terá sido por alturas em que se deixou de escrever Arenal e começou a escrever-se Areal. Ou ainda, quando em vez de Sima se passou a escrever Cima.
    Acordos ...
    Um abraço, Fua.

    ResponderEliminar