terça-feira, 15 de setembro de 2015

AFINAL HAVIA OU NÃO SOLUÇÃO PARA AS PALMEIRAS?

Esta é uma dúvida que, corre o risco de deixar de ser, a julgar pelas imagens que têm chegado ao meu conhecimento, mostrando que está longe de o escaravelho-vermelho ganhar a guerra contra as Palmeiras. Um dia gostaria de saber toda a história sobre o que aconteceu às nossas centenárias Palmeiras. Cada vez estou mais convencido que, por este País afora, muitos responsáveis esqueceram-se de fazer o trabalho de casa. As Palmeiras formataram, durante largas dezenas de anos, a lindíssima imagem de Peniche, com os seus jardins primorosamente cuidados e pelas frondosas palmeiras, imagem de um Peniche tropical. Esta imagem, que vendeu Peniche durante décadas, jamais se repetirá. As imagens mostram que dois Penicheiros, amantes das suas Palmeiras, resolveram, eles mesmos, reinventarem uma maneira hábil, económica e célere de, até ao momento, ganharem esta batalha ao escaravelho-vermelho. Informaram-se, pesquisaram, e meteram mãos à obra. Claro que com custos. O valor da recuperação de uma só Palmeira, incluindo a compra de mangueiras, aspersores, medicamentos, etc, atingiu a astronómica quantia de 100€, repito, 100Euros e o resultado está à vista. Assim estou convencido que a guerra vai ser ganha.










3 comentários:

  1. Prouvera a Deus que assim fosse sempre.
    Há menos de um mês um conhecido, arquitecto, de profissão e empresário agrícola, acabou por ter de cortar uma - a única que tinha e que marcava a paisagem - no Monte da Represa que acabou de recuperar soberbamente entre Gavião e Abrantes.
    Aí, só com essa palmeira, gastou centenas de euros e quem foi o responsável pelo tratamento foi um engenheiro agrícola.
    A Câmara de gavião gastou uma média de mais de 500 euros por cada uma das palmeiras (mas eram só três ou quatro) do Calvário e todas tiveram de ser abatidas.
    Não conheço o caso de Peniche, terra de afeição da minha família e onde sempre passamos algum tempo no verão (e por vezes não só). Pode crer que foi com muita mágoa que estivemos a ver e a comentar para nós o caso das palmeiras.
    Por todo o interior conheço centenas de casos e sucesso quase nulo no combate. Curiosamente ainda ontem em Castelo Branco estive a observar e a comentar uma avenida em que nenhuma palmeira está afectada.









    ResponderEliminar
  2. ah, fico felicíssimo por estes casos de sucesso.
    Se por acaso lhe for possível partilhar qual o produto utilizado ficaria muito grato. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, coloque no seu computador a expressão abaixo:

    Plano de Ação para o controlo de
    Rhynchophorus ferrugineus (Olivier)
    Nesta informação encontrei a indicação dos princípios activos que deveriam conter os produtos de ataque ao escaravelho.
    Uma casa da especialidade forneceu-me dois produtos ( Corsário e Apache ), no resto a imaginação e as recomendações do plano de acção redundaram no salvamento da minha palmeira, que toda a gente já considerava perdida.
    Como vê esta publicação data de 2013 e foi difundida por todos os organismos oficiais.

    ResponderEliminar