terça-feira, 14 de junho de 2016

O PORQUÊ DA CLASSIFICAÇÃO DAS PRAIAS?

Se há coisas que me fazem imensa confusão, esta é uma delas. E com a panóplia de informações sobre o mesmo tema, Praias Ouro, Praias de Bandeira Azul, possivelmente iremos ter Praias Prata, Praias Cobre, Praias Bandeira Rosa, etc. O que eu sei, é que este assunto deve dar algum penacho a muitas pessoas e, muito possivelmente, todas elas gostarão de se enfeitar assim. Falemos a sério; alguém duvida, por exemplo, da qualidade das águas das Praias de Peniche? Podemos duvidar é dos critérios para a sua atribuição. Quando uma Praia “sofre”, permanentemente, os tormentos de cheiros nauseabundos e a classificam de Bandeira Azul, alguma coisa está errada. Se perguntarem aos utentes dessa praia se a usam por ter essa classificação, todos responderão que não. Usam-na, pura e simplesmente, porque a areia e a água são limpas, além de ser a praia mais bonita de Peniche e com melhores acessos. O resto é política. Mas a partir do momento em que há estas classificações seria bom todos percebermos o que está por trás. Oficialmente, este ano há 382 praias de ouro, onde se incluem todas as praias de Peniche.

PENICHE
PTCW2T
BALEAL NORTE
COSTEIRA
PENICHE
PTCF8L
BALEAL SUL
COSTEIRA
PENICHE
PTCD7K
BALEAL-CAMPISMO
COSTEIRA
PENICHE
PTCP2J
CONSOLAÇÃO
COSTEIRA
PENICHE
PTCW2D
CONSOLAÇÃO NORTE
COSTEIRA
PENICHE
PTCE2C
COVA DA ALFARROBA
COSTEIRA
PENICHE
PTCV7M
GAMBOA
COSTEIRA
PENICHE
PTCF2K
MEDÃO-SUPERTUBOS
COSTEIRA
PENICHE
PTCN3U
PENICHE DE CIMA
COSTEIRA
PENICHE
PTCD3U
PORTO DA AREIA SUL
COSTEIRA
PENICHE
PTCF8D
 S. BERNARDINO
 
 
 
Depois existem, PRAIAS COM ZERO POLUIÇÃO. Em Peniche, SÃO SÓ ESTAS   

PENICHE
CONSOLAÇÃO
Costeira
PENICHE
CONSOLAÇÃO NORTE
Costeira

Então as Praias de Bandeira Azul não são, também, praias de poluição zero? Há aqui alguma coisa que não bate certo e gostaria que alguém pudesse esclarecer, de modo a que todos percebamos os verdadeiros critérios.
 
 

2 comentários:

  1. Eu não sou penichense. Apenas, frequento uma das suas praias há 40 anos consecutivos e, nesse sentido, sou tão ou mais interessado na boa qualidade das praias de Peniche como se penichense fora.
    Posso, pois, talvez, dizer que esta dúvida final se não justifica. Os critérios de atribuição de qualidade ouro e de bandeira azul são conhecidos (estão publicados).
    Expressar dúvidas que (me) parecem ser dúvidas sobre a qualidade das praias de Peniche, não beneficia Peniche nem as suas praias

    ResponderEliminar
  2. quem atribui/atribuiu estas classificações à praia da consolação não foi lá desde o início da época balnear! Praia suja, cheia de detritos, e com o areal completamente desnivelado que mais parece que estamos a descer uma encosta quando nos encaminhamos para o mar!

    ResponderEliminar