Inserido nas obras do prolongamento do Quebra-mar
interior do Porto de Peniche já está em Peniche a Draga de Sucção em Marcha
TOSTER R da companhia Dinamarquesa Rohde Nielsen A/S. Esta draga construída em
1992 com CFF de 45,70m, largura máxima de 10,50m, calado 1,70 e carregado de
2,90, tonelagem bruta de 556t, capacidade do porão até 480m3 e com capacidade
para dragar até aos 24m. Ontem chegou e as dragagens já se iniciaram pelo que
todos nós gostaríamos de ver este importante Porto de Pesca da costa portuguesa
sempre operacional e não deixarem degradar as condições de segurança de
entradas e saídas do Porto chegar à última como desta vez. Este é o início de
duas operações de dragagem, uma a cargo da Docapesca, de plataforma à cota
-1,50m (ZH) no extradorso do quebra-mar actual, e uma segunda, da
responsabilidade da DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e
Serviços Marítimos, na bacia portuária, representando um investimento de cerca
de 643 mil euros. Posteriormente irão começar as obras do prolongamento de 140m
do actual Quebra-mar interior e a reabilitação da superestrutura já existente prevendo-se
melhorias no que à segurança de todas as embarcações diz respeito e por
conseguinte para todos os pescadores. O prolongamento deste Quebra-mar interior
do porto de Peniche está orçado em 1,120 milhões de euros e um prazo de
execução de 150 dias. Esta obra foi lançada pela Docapesca — Portos e Lotas e
co-financiada pelo programa operacional Mar 2020. Com as dragagens e o
prolongamento do Quebra-mar o aumento de segurança é para todos mesmo até para aqueles
navios de maior porte que muitas vezes deixaram de utilizar este Porto por
razões do pouco calado permitido.
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