sexta-feira, 13 de março de 2020

AEROPORTOS E INTERESSES.


A pergunta que a maioria dos portugueses faz há anos a esta parte é saber “porque raio” é que de uma vez por todas não se avança para Beja como uma solução de localização do novo aeroporto? Creio também que a maioria dos portugueses já percebeu que são demasiados interesses que giram à volta deste tema e o mexilhão continua sem ter acesso à água. Desde que me lembro e ainda trabalhava no aeroporto sempre ouvi falar no novo aeroporto tanto que a determinada altura se dizia que, finalmente, iria ser construído em Rio Frio. Lembro-me das sociedades que se fizeram para compra de terrenos para essas bandas e, como deu em nada, muitos colegas meus viram-se numa alhada que foi tentar vender os mesmos não obstante perderem algum do dinheiro empatado. OTA- SINTRA – MONTE REAL – ALVERCA – RIO FRIO – ALCOCHETE E MONTIJO. Para as memórias menos esclarecidas lembro que o Aeroporto de Lisboa está superlotado e o esquecido (talvez propositadamente) Aeroporto de Faro construído em 1965 também ele está há alguns anos superlotado. Então se o Aeroporto de Faro está superlotado tal como o de Lisboa por que razão não se pensa de uma vez por todas no já existente Aeroporto de Beja? Se calhar não interessará a alguns “poderosos” mas de certeza absoluta que os Alentejanos tal como a maioria dos portugueses agradecerão. A política a meter-se onde nada percebe nem quer perceber. No Aeroporto de Beja a melhor e maior pista de Portugal está feita e serve para qualquer tipo de aeronave. A área envolvente dá para, se necessário fazer o maior aeroporto da Europa sem ter obstáculos e sem ter problemas ambientais insolúveis. Tem uma pista principal 01L/19L com 3 450 m x 60 m e uma pista secundária 01R/19R com 2 951 m x 30 m que serviu algumas vezes ao Airbus A380, o maior avião comercial até à data. Vantagem sobre todos os outros que já foram estudados; tem área disponível para expansão para, em caso de necessidade, daqui a 100 anos o poder expandir e, para mim, a mais importante era podermos ficar com um Aeroporto Internacional alternativo de Lisboa (170Km) e de Faro (145Km) em Portugal e como alternativo a Badajoz, Madrid e Sevilha. Até os espanhóis agradeciam.




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