terça-feira, 18 de março de 2014

Avião comercial desaparecido.

Este acontecimento trouxe-me à memória dois outros grandes acidentes de aviação na época em que trabalhava nas Operações de Voo na Varig em Lisboa. O primeiro, referi-me a ele há muito tempo por, após a queda, terem sido dois Penicheiros as primeiras pessoas a chegar junto do avião. Era o RG820, PP-VJZ Boeing 707 que fazia a ligação Rio de Janeiro – Paris – Londres, e que se despenhou a 4Km do aeroporto de Orly. No total de 134 pessoas a bordo, sobreviveram apenas 11. O Comandante Gilberto Araújo e os seus cinco tripulantes técnicos e quatro tripulantes de cabina (comissários de bordo). Dos passageiros apenas um sobreviveu. Passados uns anos, mais propriamente a 30 de Janeiro de 1979, um Boeing 707, cargueiro, PP-VLU que tinha saído de Narita – Tóquio às 20:23 com destino ao Rio de Janeiro e escala em Los Angeles (EUA) sumiu ao sobrevoar o Pacífico. O comandante contactou a Torre de Controlo de Narita 23 minutos depois de descolar e era previsto voltar ao contacto com o Serviço de Controlo Aéreo Japonês às 21:23. Até hoje nunca se conseguiu descobrir o que de facto aconteceu a este voo. Foram realizadas grandes operações de busca e salvamento durante os dez dias seguintes ao desaparecimento, por Japoneses e Americanos, sem qualquer resultado. O Comandante deste voo era, novamente, o Comandante Gilberto Araújo.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário