Este
acontecimento trouxe-me à memória dois outros grandes acidentes de aviação na
época em que trabalhava nas Operações de Voo na Varig em Lisboa. O primeiro,
referi-me a ele há muito tempo por, após a queda, terem sido dois Penicheiros
as primeiras pessoas a chegar junto do avião. Era o RG820, PP-VJZ Boeing 707
que fazia a ligação Rio de Janeiro – Paris – Londres, e que se despenhou a 4Km
do aeroporto de Orly. No total de 134 pessoas a bordo, sobreviveram apenas 11. O
Comandante Gilberto Araújo e os seus
cinco tripulantes técnicos e quatro tripulantes de cabina (comissários de bordo). Dos passageiros apenas um sobreviveu. Passados uns
anos, mais propriamente a 30 de Janeiro de 1979, um Boeing 707, cargueiro,
PP-VLU que tinha saído de Narita – Tóquio às 20:23 com destino ao Rio de Janeiro
e escala em Los Angeles (EUA) sumiu ao sobrevoar o Pacífico. O comandante
contactou a Torre de Controlo de Narita 23 minutos depois de descolar e era
previsto voltar ao contacto com o Serviço de Controlo Aéreo Japonês às 21:23. Até
hoje nunca se conseguiu descobrir o que de facto aconteceu a este voo. Foram
realizadas grandes operações de busca e salvamento durante os dez dias
seguintes ao desaparecimento, por Japoneses e Americanos, sem qualquer
resultado. O Comandante deste voo era, novamente, o Comandante Gilberto Araújo.
Sem comentários:
Enviar um comentário