quarta-feira, 1 de abril de 2015

PENICHE A ENVELHECER A OLHOS VISTOS.

É público e notório que o nosso País, a recuperar de uma grave crise, ainda não consegue ser aquele País que, desde o 25 de Abril, todas as forças políticas nos prometeram. A esperança não morre e os Portugueses já mostraram a sua intenção de não se deixarem vencer, embora eu ache (opinião pessoal) que ainda somos demasiado tolerantes. COM TODOS. Mas para mim o mais importante, além do País, é a minha Terra. Encontrei uns amigos que já não via há muito embora vivamos todos em Peniche. Todos eles com filhos e filhas da idade dos meus e muito naturalmente perguntei por eles. Tal como acontecia em relação a eles (pais) então os filhos há muitos anos que não os via. Um disse-me que o mais velho, Engº Informático estava para a Covilhã e o mais novo era Jurista no Porto. Outro também com dois filhos, ambos professores estavam no Porto. O outro, a filha era Engª Ambiental e estava lá para Trás-os-Montes e o filho era Professor Universitário e estava a leccionar na Universidade do Minho. Deste encontro à visita feita ao sítio do Censos2011, foi um passo. Foi aí que percebi a real situação da minha Terra. Que diabo se passou ou passa com a minha Terra? Se existem (e eu creio que sim) outras localidades em “igual estado” não me conforta. Confortava-me saber que algo já esta a ser feito para incentivar os jovens a permanecerem em Peniche. Portanto, olhando para os dados à disposição, direi que na população compreendida entre os 15 e os 64 anos, embora com um decréscimo nos últimos vinte anos, os números são os menos maus. Agora nos de idade compreendida dos 0 aos 14, em 1960, 1981, 2001 e 2011 são os seguintes pela mesma ordem; 6.664 – 6.613 – 4.331 e 4.119. Depois a partir dos 65 anos é francamente preocupante; 1.441 – 2.604 – 4.555 e em 2011 atingiu o número inacreditável de 5.702 pessoas. Ora se não há nascimentos e os idosos são cada vez mais, expliquem-me por favor qual o futuro para as novas gerações? Há uma que de certeza que vai ter muita procura: Geriatria.  


Sem comentários:

Enviar um comentário